segunda-feira, 7 de outubro de 2013



O VALOR DO APRENDIZADO

   No filme As melhores coisas do mundo aborda inúmeros assuntos centrados no cotidiano dos adolescentes e os seus principais conflitos. Como o cenário principal do filme é um colégio de Ensino Médio situado na cidade de São Paulo traz também o assunto do aprendizado nas escolas. O papel que melhor retrata isso é o do professor de física, onde não exige absolutamente nada de seus alunos. Seu ensino é baseado na ideia de que os alunos devem duvidar de todas as coisas que são tidas como verdades absolutas, isto é, exige que seus alunos tornem – se questionadores e participem ativamente do próprio aprendizado.  Esse tipo de ensino adotado pelo professor motiva os alunos à busca da compreensão da pesquisa feita como um meio questionar para assim entender a realidade que o rodeia.  Necessitamos compreender o mundo em que vivemos, e para isso, devemos buscar conhecer, vivenciar e compreender todas as ações cotidianas.
   Em depoimento, pessoas de idades diferentes contam – nos sobre as pessoas que exerceram influências benéficas em suas vidas.
“Hoje em dia não se pode agir como se tivéssemos uma vida individual, ou seja, sem depender de ninguém, cada vez estamos mais próximos dependentes de amigos, familiares e amigos que de alguma forma incidem suas influências em nossas vidas e que na maioria das vezes felizmente são boas. Essas influências benéficas que recebemos são muitas vezes o que nos motiva e nos encoraja para prosseguimos até alcançar os nossos objetivos. Afinal de contas quem não precisa de um amigo, ou familiar, ou parente para nos ouvir nos momentos difíceis, nos momentos bons Eles sempre estarão presentes para dividir com a gente as tristezas, alegrias derrotas e vitórias, mas o mais  importante é que eles  sempre podemos contar com eles.” Jessica, 22 anos
“Certa vez perguntaram a um grande executivo das maiores montadoras automotivo do mundo: o que era felicidade? Ele respondeu que a felicidade não era simplesmente ter muito dinheiro ou outras riquezas materiais que apenas satisfariam o nosso ego, e ele disse que se tivéssemos pessoas que nos influenciassem de maneira positiva nós seríamos realmente felizes, porque o dinheiro ou qualquer outra riqueza material poderia acabar um dia, mas uma verdadeira amizade nunca seria esquecida e as coisas boas que são adquiridas por ela nunca seriam apagadas porque de alguma forma marcaram a nossa vida de maneira que nos ajudou nos dando motivação para continuarmos na jornada da vida. Então sem dúvida as pessoas que exercem influências benéficas em nossa vida serão de alguma forma a base para alcançarmos a felicidade real e verdadeira.” Eliel, 25 anos.
   Nos dois depoimentos podemos perceber que ambos referem-se em pessoas da família ou amigos os principais influentes e responsáveis que os encorajem a tomar as decisões importantes de suas vidas.

    A escola deveria ser um ambiente propício a este tipo de situação. Ela deveria ser ao adolescente o amigo ou parente que os motive e apoie nas suas decisões, o que isso muitas vezes fica apenas com o papel da escola: vencer os conteúdos determinados a cada etapa do ensino. Dessa forma a escola não se torna o espaço com que faz que o aluno a associe a sua realidade, isto é, não permite que as expectativas e interessem se encaixe a esse espaço escolar. O que pode ser uma justificativa ao desinteresse dos alunos atualmente a forma com que se desenvolvem as aulas. Os conteúdos muitas vezes são repassados aos alunos e estes adotam pelo método da memorização para poderem ser aprovados, sem conseguirem associarem com o dia a dia. Se houvesse um planejamento de uma aula diferenciada em que a turma possa assimilar determinados conteúdos com novas metodologias que busque e inove ações possibilitando a associação das práticas e dos saberes dos alunos certamente contribuirá para a compreensão de um novo conhecimento e assim, recuperar a motivação e interesse dos alunos. A escola é espaço onde a voz do aluno deve ser ouvida e não ignorada.

Filme Karatê Kid (1984)

Miyagi (Mestre) 

Daniel San (Aprendiz)

    O filme conta a história de um jovem que enfrenta vários problemas após mudar de cidade, mas encontra uma pessoa que o ensina a refletir sobre sua vida e a ser uma pessoa melhor. Nesta relação entre mestre e aluno nasce uma grande amizade onde um conta o apoio um do outro auxilia nos problemas de cada um.          Amizade esta entre duas pessoas de idades totalmente diferentes e que a relação entre eles pode ser comparada com a entre um pai e filho, isto é, um amor fraternal. O mestre incentiva e motiva o aluno a enfrentar as dificuldades que o rodeia aluno, ensinando não só a lutar para se defender com também ensina lições para toda a vida dele. E o aluno ajuda o seu mestre na superação da perda da esposa. Portanto duas vidas que juntas se tornam fortes para superar e enfrentar os obstáculos da vida.     

Att 

Dener

Nenhum comentário:

Postar um comentário